Afinal, o que é uma Eco-Escola?
- pilaresdosaber1
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Entenda como trabalhamos a biodiversidade em nossos planejamentos

Olá querida família, este ano temos novas turmas inciando e gostaríamos de explicar a todos como nossa proposta pedagógica funciona e também relembrar aquelas que já estão conosco sobre nosso método e proposta curricular: Ser "Eco-Escola" nada mais é do que ter nosso foco pedagógico pautado na sustentabilidade. Nossos pequeninos são instruidos e incentivados a práticas para um mundo melhor de diferentes formas:
Respeitando a natureza;
Icentivando o amor ao próximo;
Criando hábitos saudáveis;
Nossas propostas envolvem a alimentaçao saudável de diferentes formas: Desde o cuidado na hortinha ao acompanhamento do que irão consumir durante as refeições; Sabemos que eles são pequenos, mas já são capazes de explorar nosso espaço verde e descobrir inumeras coisas: Explorar investigar e sentir o sabor para aprender a classificar os limentos, acompanhar o processo de crescimento das plantinhas, aprender como cuidar do espaço e classificar as diferentes formas de vida que nele vivem e ainda desenvolvem o senso de responsabilidade e paciência.
Durante nossas integraçõs os pequenos aprendem a conviver em sociedade, estabelecem limites e criam laços de amizade. Muitos pensam que ser "eco" é apenas o que se refere ao espaço ao ar livre, mas vai além: Se o objetivo é utilizar deste parâmetro para criar indivíduos capazes de produzir um mundo melhor, necessitamos destas praticas de socialização para: Promover a inclusão e o respeito as diferenças, empatia, cooperação e resolução de conflitos, visando construir assim uma sociedade igualitária. Isso pode ser feito em diferentes momentos: Com os cantinhos de brincadeiras (espaços estéticos), momentos de agápe (alimentação), uso do ateliê e projetos de interação na grade curricular (culinária, festas e datas comemorativas previstas em calendário).
Incentivar o contato com animais: Na educação infantil é possível estabelecer essa vivência e explorar o mundo animal de diferentes formas trazendo diversos benefícios para o desenvolvimento, tanto na parte emocional quanto na cognitiva, física e social, isso é feito através de observações do animais que encontramos na horta, vivências com os pets dos pequenos e projetos pedagógicos.
Além disso, nossa proposta pedagógica pautada no sistema Reggio Emilia, valoriza a reciclagem criativa, que dá ao material de descarte uma nova identidade. É um projeto que transforma o material de descarte em "material intelectual", valoriza a exploração, a cooperação e o protagonismo infantil.
Procuramos ainda manter integração com os familiares dos pequenos que sejam veterinários, dentistas, policiais, bombeiros, musicos, artista de forma geral ou estejam dispostos a ajudar com a horta, receitas culinárias, práticas de inglês (ou outra lingua que dominem), saibam fazer penteados ou outras coisas e que de alguma forma podem contribuir no nosso dia a dia. Caso alguém queira participar de vivências com os pequenos (eles irão amar) e contribuir para constuir juntos a nossa Eco-Escola, por favor procurem o pedagógico.
Com amor: Silli
Comments