Como ajudar seus pequenos na nova rotina?
Queridos papais e mamães sejam muito bem vindos a nossa escola! Hoje foi o primeiro dia dos pequenos conosco e saibam que todos ficaram super bem!
Claro, choros acontecem, mas fiquem tranquilos, é super normal! Conforme combinamos, faço questão de ir falando com vocês e monitorando cada um dos seus pequenos.
Nessa primeira semana de adaptação gostaríamos de falar sobre nosso projeto de alimentação saudável: Ele ocorre todas às segundas-feiras e cada um dos pequenos é convidado a escolher uma fruta com sua família durante o fim de semana e trazer na segunda para compartilhar em roda de conversa com seus amigos. Lembrando que nada do que pedimos é obrigatório, mas a contribuição é importante para que os pequenos sintam-se inseridos na rotina e tragam algo para compartilhar com seus colegas e com a professora de referência.
Quanto ao nosso planejamento, como pedagoga pedi às educadoras a gentileza de focar no carinho e no atendimento aos pequenos antes de qualquer outra coisa, sem pressa! De forma que elas possam conhecer melhor a cada um deles. Acreditamos que criar um vínculo afetivo é o mais importante no momento.
Também acreditamos que o trabalho em conjunto (escola e família) é super importante! Por isso, seguem algumas dicas que podem ajudar no processo:
1 - Envolva a criança nos preparativos para as aulas, como separar os itens da mochila;
2 - Transmita segurança com diálogos dentro do entendimento de cada uma. "Você vai conhecer várias crianças, fazer novos amigos, brincar e aprender coisas novas";
3 - Tenha bastante paciência com possíveis mudanças de comportamento;
4 - Faça despedidas curtas. Não minta. Diga que pra casa, pro trabalho... e deixe bem claro: "Filho(a), a mamãe vai, mas já volta pra te buscar". (Faça um coração na mão da criança e peça pra ela também fazer uma na sua mão: "Quando você sentir saudade, olhe para o coração e já já estaremos juntos novamente"; NÃO PERMANEÇA NA PORTA DA ESCOLA POR LONGO PERÍODO ELE ENTENDE QUE VOCÊ AINDA ESTÁ LÁ E SENTE INSEGURANÇA EM FICAR;
5- POR FAVOR EVITE TRAZER SEU FILHO NO COLO, isso acaba por causar constrangimento a educadora que o recebe e nele a sensação de que está sendo arrancado do seu colo”. Não é um processo que faz bem nem para os familiares e nem para a criança, torna a adaptação mais longa e dolorosa!
6 - É necessário frequência e constância. Evite as faltas principalmente neste período de adaptação;
7 - É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança, principalmente em fase de adaptação pode deixá-la insegura;
8 - Cada criança é uma criança e cada uma tem seu tempo para se adaptar. Então pais, não compare se outro coleguinha não tiver mais chorando, por exemplo;
9 - Se na hora que você for buscar seu filho e ele estiver chorando, evite falas do tipo: "Por que você está chorando? A mamãe já chegou. Não precisa mais chorar!
10 - Se o filho estiver chorando, abrace-o e diga: "Filho a escola é tão legal, né!?, Você confia na mamãe? A mamãe escolheu uma ótima escola pra você, eu confio nas professoras e nas pessoas que vão cuidar de você...". Sempre com palavras positivas e que amanhã é um novo dia.
11 - Jamais fale coisas negativas da escola ou da professora perto da criança. Os pais precisam confiar na instituição que escolheram e isso faz a criança também ter segurança do lugar que ela ficará;
12 - Tenha paciência. Nunca demonstre tristeza ao deixar ou buscar a criança na escola. A criança vai precisar de uma dose extra de amor. Valorize esse momento e dê bastante chamego.
Esse período de adaptação vai passar e chegará o dia em que a criança não vai querer ir embora da escola.Estamos prontas para facilitar todo esse processo com muito amor e acolhimento.Qualquer dúvida estamos a disposição!
Com amor: Silli ❤️
コメント